Linguagens e paradigmas de programação

O foco da resolução está em determinar “o quê” deve ser resolvido, o que é um contraste a programação imperativa que determina “o como”. A principal vantagem de usar a programação declarativa é que ela pode ser mais concisa e fácil de entender do que a programação imperativa. Como o programador não está especificando cada etapa do processo, o código pode ser mais fácil de ler e manter. A programação declarativa é particularmente útil para problemas complexos que são difíceis de expressar de maneira procedural ou imperativa, como consultas de dados complexos ou problemas de otimização. Algumas vezes uma linguagem de programação é baseada em um dos quatro paradigmas principais e possui recursos de outro paradigma.

Esses livros podem oferecer uma visão mais aprofundada dos conceitos e fornecer exemplos práticos para ajudar na compreensão. Se você está trabalhando em um projeto que pode se beneficiar da reutilização de código, a programação orientada a objetos pode ser uma boa escolha. Com a POO, você pode criar classes e objetos que podem ser facilmente reutilizados em diferentes partes do seu projeto.

Curso Técnico Desenvolvedor de Sistemas: Aprenda a criar soluções tecnológicas

Atualmente isso seria inviável, devido ao alto custo e dificuldades de aprendizado de inúmeras linguagens de programação. Caso uma linguagem de programação tenha um grande número de diferentes construções, alguns programadores podem não estar familiarizados com todas elas. Isso pode levar ao uso inadequado de alguns recursos e ao desuso de outros que podem ser mais elegantes ou mais eficientes. Um número menor de construções primitivas e um conjunto consistente de regras para combiná-las (ortogonalidade) é muito melhor do que existir um grande número de primitivas(SEBESTA, 2018). Ainda considerando a sintaxe, destacam-se as características que envolvem a forma e o significado. Neste sentido, os desenvolvedores de linguagens de programação devem projetar instruções a fim de que sua aparência indique, pelo menos parcialmente, ou seja, sua finalidade é um auxílio para a legibilidade.

Veremos como são os Sistemas de Tipos das linguagens Icon (paradigma imperativo) e ML (paradigma funcional). Para isso, devemos lembrar que uma linguagem pode ser estaticamente tipada, em que as variáveis, parâmetros https://www.portalagresteviolento.com.br/2024/01/23/curso-de-desenvolvimento-web-back-end-x-front-end-qual-escolher/ e expressões possuem um tipo previamente definido pelo programador ou inferido pelo processador da linguagem. No segundo caso, em uma linguagem dinamicamente tipada, apenas os valores possuem tipos fixados.

Como funciona a programação imperativa[editar editar código-fonte]

Dentre as linguagens de programação que utilizam esse paradigma, podemos citar QLISP, Mercury e Prolog — esta última sendo a mais popular de todas. São utilizadas na solução de problemas que envolvem inteligência artificial, criação de programas especialistas e comprovação de teoremas. Para que esse computador possa entender os comandos, uma linguagem de programação específica deve ser criada dependendo dos sistemas operacionais que estão sendo utilizados.

A diferença entre eles não está apenas na quantidade de código escrito, mas nas intenções expressadas em cada instrução. Low code e no code não são considerados paradigmas de programação, mas sim abordagens ou metodologias de desenvolvimento que visam reduzir a quantidade de código que precisa ser escrito para criar aplicativos de software. A ideia principal por trás da programação lógica é expressar um problema em termos de restrições lógicas e deixar o programa encontrar uma solução que satisfaça essas restrições. curso de desenvolvimento web Isso pode levar a uma solução de problemas mais declarativa e natural, pois o programa é focado no que precisa ser realizado, e não em como realizá-lo. A principal vantagem de usar a programação paralela imperativa é que ela pode melhorar significativamente o desempenho e a eficiência de um programa. Ao distribuir a carga de trabalho em várias unidades de processamento, o programa pode aproveitar a capacidade de processamento disponível e realizar cálculos muito mais rapidamente do que um programa serial.

Programação Funcional:

Em Python, tudo é um objeto, desde números e strings até estruturas de dados complexas. A POO permite organizar e estruturar seu código de maneira mais modular e reutilizável. Assim como os demais paradigmas, qualquer problema pode ser resolvido com o paradigma funcional. Para estes casos, o indicado é ter atenção a como o paradigma declarativo trabalha.

  • Esta abstração significa que, um comando de atribuição, segundo as regras de sintaxe de uma linguagem de programação, pode ser representado por um identificador (variável criada pelo programador) recebendo o valor de um expressão aritmética.
  • A linguagem de consulta de banco de dados SQL ( Structured Query Language ) é o exemplo mais comumente usado de linguagem baseada em modelo.
  • Em resumo, a programação paralela imperativa é um paradigma de programação útil para aplicações que requerem um alto grau de poder computacional, como simulações científicas ou algoritmos de aprendizado de máquina.
  • Nesse cenário, sempre que houver a necessidade de uma calculadora que filtre um novo conjunto de números,
    basta apenas criar uma nova classe filha especializada em filtrar tais números, sem haver necessidade de modificar outros pontos do software.

Sempre que novas necessidades surgem e a capacidade computacional aumenta, cria-se o espaço para novos paradigmas. O guia focou nos paradigmas de maior utilização atualmente, e poderá detalhar outros paradigmas conforme evolução e adoção dos mesmos. De fato isso trouxe uma evolução na forma de programar, principalmente para soluções corporativas onde o uso de OO elevou a capacidade de implementação de código elegantes, extensíveis e que impulsionaram o mercado de software. Nesse cenário, sempre que houver a necessidade de uma calculadora que filtre um novo conjunto de números,
basta apenas criar uma nova classe filha especializada em filtrar tais números, sem haver necessidade de modificar outros pontos do software.

Por exemplo, a linguagem Pascal é uma linguagem estruturada, e por esse
motivo não permite a criação de objetos, característica exclusiva de linguagens que seguem o paradigma Orientado a Objetos. No entanto, a ênfase na imutabilidade pode tornar algumas tarefas, como entrada/saída ou certos tipos de processamento de dados, mais difíceis de expressar. O paradigma de programação funcional também pode ser menos adequado para certos tipos de problemas, como aqueles que requerem estado mutável ou fluxo de controle complexo. A principal ideia por trás da programação funcional é evitar a mudança de estado e, em vez disso, focar na computação de valores com base em suas entradas. Isso pode levar a um código mais modular e reutilizável, pois as funções podem ser combinadas e reutilizadas para resolver uma variedade de problemas. Outra vantagem da programação declarativa é que ela pode ser mais modular e mais reutilizável do que a programação imperativa.

paradigmas de linguagens de programação

Tell us about your thoughtsWrite message

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to Top
Close Zoom
Context Menu is disabled by theme settings.